Uma introdução ao pensamento filosófico através dos filmes
Compreendendo o cinema como um meio, uma linguagem e um modo de representação capaz de nos fazer pensar sobre a sociedade, sobre as complexidades que atravessam a nossa própria existência, o curso tem por objetivo debater as ideias de alguns dos maiores pensadores da História da Filosofia, tendo, nesse caso, como objeto de análise, os filmes. Logo, a partir de diferentes obras cinematográficas, busca-se, aqui, aprofundar o pensamento de filósofos clássicos, modernos e contemporâneos em dez aulas diferentes. Trata-se, nesse caso, de um curso voltado tanto para quem deseja entender mais sobre o pensamento de alguns dos principais filósofos da História, bem como para quem quer conhecer e aprender sobre o cinema e a sua linguagem. O curso é composto por dez aulas gravadas. Por fim, é importante ressaltar que o curso possui ticket. Após a pré-inscrição, você receberá o nosso contato para finalizar a matrícula.
Ladrões de Bicicleta e a questão da verossimilhança: uma introdução ao pensamento de Aristóteles;
O tempo e as transformações em Paris, Texas: uma introdução às ideias de Hegel;
A existência, a insatisfação e a busca pela liberdade em O Passageiro: Profissão Repórter – uma introdução ao pensamento de Sartre;
Que Horas Ela Volta? e o poder disciplinador – uma introdução às ideias de Foucault;
Conhecendo a filosofia da arte: uma experiência estética com Os Sonhadores;
Hannah Arendt e a banalidade do mal: uma análise de O Tambor;
Simulacros e Simulações: um diálogo entre o filme Matrix e a obra de Jean Baudrillard;
Béla Tarr e Nietzsche: um olhar para O Cavalo de Turim e Sátántangó;
Nomadland e a modernidade líquida: uma introdução ao pensamento de Zygmunt Bauman;
Corpo e identidade de gênero em A Pele que Habito: um estudo do filme de Almodóvar a partir das ideias de Judith Butler;
Alisson Gutemberg é Doutor em Ciências Sociais, mestre em Comunicação e graduado em Jornalismo. Pesquisa o cinema há mais de quinze anos. Nesse período, publicou uma série de artigos em revistas científicas de alto fator de impacto, uma tese de doutorado, uma dissertação de mestrado e um livro. Todos sobre o cinema. Professor Doutor com experiência no Ensino Superior, lecionou, por exemplo, nos cursos de Cinema / Audiovisual, Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autor do livro Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro Contemporâneo, nos últimos anos a obra passou a integrar os catálogos de bibliotecas das Universidades de Harvard, Stanford, Cornell, Califórnia, New York etc.