Roman Holiday e a redenção da Itália
Fazer cinema, apesar de difícil e complexo, muitas vezes, é uma aposta na simplicidade. Ladrões… Continue a ler »Roman Holiday e a redenção da Itália
Fazer cinema, apesar de difícil e complexo, muitas vezes, é uma aposta na simplicidade. Ladrões… Continue a ler »Roman Holiday e a redenção da Itália
Quando escrevi sobre Feios, Sujos e Malvados, também de Ettore Scola, disse que enxergava duas… Continue a ler »A sociedade e o tempo: notas sobre Nós que Nos Amávamos Tanto
Chama-se de intertextualidade (Kristeva) e/ou dialogismo (Bakhtin) a capacidade de um texto – seja ele… Continue a ler »Intertextualidade, dialogismo e experiência estética em Os Sonhadores
Além da função de entreter, as imagens cinematográficas também alimentam os imaginários. Produzem significados, sentidos,… Continue a ler »Breves notas sobre cinema e imaginário
Como apontado por Jean-Claude Bernardet, de modo geral, pode-se afirmar que o espaço da autoria… Continue a ler »O cinema de Pablo Trapero
Meu caro amigo, como havia te dito que faria, li o texto que você me… Continue a ler »Notas sobre o texto “Por uma nova cinefilia” (Girish Shambu)
Basicamente, como parte importante de seu pensamento, Foucault propõe uma genealogia do poder. O intuito,… Continue a ler »Uma leitura do filme Que Horas Ela Volta? sob a ótica de Michel Foucault
Por um tempo, e, talvez, ainda hoje ocorra em grau menor, pensei o cinema geograficamente:… Continue a ler »Subdesenvolvimento e miséria em Feios, Sujos e Malvados
Não é nenhum exagero afirmar que a produção cinematográfica e intelectual da Nouvelle Vague ajudou… Continue a ler »Notas sobre a Nouvelle Vague
Não é incomum ouvir que Acossado, de Jean-Luc Godard, é um marco do cinema moderno.… Continue a ler »Acossado e o cinema moderno