2001 x Viagem à Lua: o cinema e o espírito do tempo
Desde dezembro ando imerso no universo “Kubrickiano”. Também pudera: Kubrick é o tema da edição… Continue a ler »2001 x Viagem à Lua: o cinema e o espírito do tempo
Desde dezembro ando imerso no universo “Kubrickiano”. Também pudera: Kubrick é o tema da edição… Continue a ler »2001 x Viagem à Lua: o cinema e o espírito do tempo
A edição de dezembro/janeiro do Clube da Análise Fílmica teve como tema o cinema de… Continue a ler »Laranja Mecânica: uma crítica à utopia modernista
Não é de hoje que a miséria, enquanto recorte temático, atravessa o nosso imaginário. Além… Continue a ler »A representação da miséria no cinema de De Sica
Algumas das primeiras imagens do Nordeste brasileiro estão ligadas a uma abordagem identitária que se… Continue a ler »A reinvenção do Nordeste no cinema brasileiro contemporâneo
Bücherverbrennung é um termo alemão que significa “queima de livros”. De todo modo, para além… Continue a ler »Farenheit 451 e sua dimensão de signo
A primeira vez que vi O Desprezo – há alguns bons anos – o amigo… Continue a ler »Jean-Luc Godard: o encontro entre o crítico e o cineasta em O Desprezo
Lançado em 2002, o filme de Beto Brant explora o espaço urbano como um personagem;… Continue a ler »Articulação midiática e metrópole cindida em O Invasor
Fazer cinema, apesar de difícil e complexo, muitas vezes, é uma aposta na simplicidade. Ladrões… Continue a ler »Roman Holiday e a redenção da Itália
Quando escrevi sobre Feios, Sujos e Malvados, também de Ettore Scola, disse que enxergava duas… Continue a ler »A sociedade e o tempo: notas sobre Nós que Nos Amávamos Tanto
Chama-se de intertextualidade (Kristeva) e/ou dialogismo (Bakhtin) a capacidade de um texto – seja ele… Continue a ler »Intertextualidade, dialogismo e experiência estética em Os Sonhadores