Breves notas sobre cinema e imaginário
Além da função de entreter, as imagens cinematográficas também alimentam os imaginários. Produzem significados, sentidos,… Continue a ler »Breves notas sobre cinema e imaginário
Além da função de entreter, as imagens cinematográficas também alimentam os imaginários. Produzem significados, sentidos,… Continue a ler »Breves notas sobre cinema e imaginário
Como apontado por Jean-Claude Bernardet, de modo geral, pode-se afirmar que o espaço da autoria… Continue a ler »O cinema de Pablo Trapero
Meu caro amigo, como havia te dito que faria, li o texto que você me… Continue a ler »Notas sobre o texto “Por uma nova cinefilia” (Girish Shambu)
Basicamente, como parte importante de seu pensamento, Foucault propõe uma genealogia do poder. O intuito,… Continue a ler »Uma leitura do filme Que Horas Ela Volta? sob a ótica de Michel Foucault
Por um tempo, e, talvez, ainda hoje ocorra em grau menor, pensei o cinema geograficamente:… Continue a ler »Subdesenvolvimento e miséria em Feios, Sujos e Malvados
Não é nenhum exagero afirmar que a produção cinematográfica e intelectual da Nouvelle Vague ajudou… Continue a ler »Notas sobre a Nouvelle Vague
Não é incomum ouvir que Acossado, de Jean-Luc Godard, é um marco do cinema moderno.… Continue a ler »Acossado e o cinema moderno
De modo geral, chama-se de Escola de Frankfurt um coletivo de pensadores alemães formados, sobretudo,… Continue a ler »Cinema e Escola de Frankfurt: notas sobre Teoria Crítica e Indústria Cultural
Com imagens em preto e branco, sequência de planos curtos, e frescor da juventude, desde… Continue a ler »A narrativa híbrida de Frances Ha
Chama-se de Neorrealismo um movimento cinematográfico que surgiu na Itália após a Segunda Guerra Mundial.… Continue a ler »Notas sobre o Neorrealismo italiano